Últimas notícias
O Conselho Estratégico Nacional do PSD vai regressar ao trabalho no terreno, em todo o país, com uma equipa renovada e algumas alterações na sua estrutura organizacional e temática.
O relançamento do CEN acabou por ser adiado devido aos problemas de confinamento provocados pela pandemia, que impediram encontros presenciais e contactos essenciais para a sua finalização, que só agora ficou concluída, faltando apenas nomear dois Vice-Coordenadores.
Este organismo, criado para fazer a ligação do partido à sociedade civil, vai ser liderado por Joaquim Sarmento, que assume o cargo de Presidente da Comissão Executiva, que contará ainda com um Secretário-Geral e 3 vogais, responsáveis pela implantação do projeto no país.
O CEN passa a ter 15 secções temáticas, orientadas por um Coordenador e dois Vice-Coordenadores, sendo um dos Vice-Coordenadores obrigatoriamente deputado, enquanto os outros dois elementos não poderão obrigatoriamente ser deputados, o que constitui uma das principais novidades deste novo modelo de funcionamento do Conselho, cujo organograma e respetivas notas biográficas, podem ser consultadas em anexo.
A participação dos deputados no CEN irá permitir que os temas em debate possam ser alvo de discussão pública no Parlamento e mesmo de iniciativas legislativas que respondam mais rapidamente a problemas setoriais ou outros.
Ao todo, a Coordenação Central do Conselho Estratégico Nacional passará a funcionar com uma equipa de 50 pessoas, que será responsável pela elaboração de um projeto alternativo de governação para Portugal.
Compete à Coordenação Nacional do CEN, e muito em particular à Comissão Executiva, a sua implantação em todo o território nacional, de molde a que ele seja integrado pelo maior número possível de militantes e simpatizantes.
Rui Rio tem vindo a afirmar que o CEN não é um Governo sombra nem um Gabinete de Estudos, mas sim um espaço de debate aberto a todos os militantes, simpatizantes do PSD e pessoas independentes, que se interessam por política ou por uma qualquer área temática ligada à sua área profissional ou pessoal.
O Conselho Estratégico Nacional do PSD foi criado em 2018 com o objetivo de atrair novamente os portugueses para a participação cívica e política, numa altura em que o afastamento entre eleitos e eleitores é cada vez mais notório, tanto em Portugal como na Europa.
A primeira edição do CEN juntou mais de duas mil pessoas que contribuíram com as suas sugestões e propostas para o programa eleitoral do partido, apresentado nas últimas eleições legislativas, em outubro de 2019.
Já este ano, o CEN foi responsável pela elaboração do” Programa de retoma económica Pós-Covid”, apresentado recentemente, onde se destacam medidas de recuperação económica de curto e médio prazo, que pretendem responder aos efeitos da pandemia que o país enfrenta.
A primeira reunião presencial do CEN terá lugar em breve, de acordo com as normas sanitárias em vigor.