Últimas notícias
José Manuel Bolieiro, candidato do PSD/Açores a Presidente do governo regional, acusa o executivo socialista do arquipélago de ter recusado sempre as revindicações dos enfermeiros açorianos, tendo esperado até às “vésperas de eleições” para “resolver parcialmente” a questão. “Uma governação sem rumo e sem estratégia negou sempre as justas revindicações destes profissionais de saúde. Porque agora estamos em vésperas de eleições, o Governo resolve parcialmente uma ou outra situação de protesto”, afirmou José Manuel Bolieiro, esta quinta-feira, após uma reunião com o Conselho Diretivo dos Açores da Ordem dos Enfermeiros.
O líder social-democrata considera que esta atitude do governo regional socialista constitui “uma prática que não abona à dignidade do exercício político e da governação”. José Manuel Bolieiro destacou também que continua por conhecer a forma como vai ser “operacionalizado” o recente anúncio de contagem integral do tempo de serviço dos profissionais de saúde dos hospitais que, até ao ano de 2019, tinham contrato individual de trabalho. “É justo e adequado que os profissionais de saúde queiram ver a operacionalização da medida e não se bastem pelos meros anúncios do Governo Regional”, disse.
O Presidente do PSD/Açores alerta que continua por concretizar a “integração de mais 83 enfermeiros” no Serviço Regional de Saúde.
José Manuel Bolieiro considera igualmente “não ser aceitável que o Governo continue a impor, para necessidades efetivas e permanentes de trabalho, que os enfermeiros passem pelo programa ‘Estagiar L’”. “Isto é indigno. Já foi prometido acabar com esta indignidade e a verdade é que, até hoje, nada aconteceu. O PSD, enquanto projeto político que quer ser governo, assume o compromisso de resolver esta situação”, assegurou.
O líder social-democrata deixou uma “palavra de reconhecimento pelo excelente trabalho dos enfermeiros e dos seus representantes”.
PSD quer ser “parte da solução” para a SATA
O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo mostrou disponibilidade para ser “parte da solução” para os problemas da SATA e ajudar a alcançar um consenso partidário, sendo para tal necessário que o governo regional transmita “toda a informação” sobre a investigação da Comissão Europeia à companhia aérea.
“O PSD quer ser parte da solução para o grave problema que a SATA tem, designadamente em relação à investigação da Comissão Europeia aos aumentos de capital da empresa. O Governo tem de transmitir toda a informação aos partidos para que possamos, em uníssono, ajudar a fazer um consenso na Região na resposta à Comissão Europeia”, afirmou.
Bolieiro assegura que o PSD/Açores reconhece a “importância estratégica” da SATA e “tudo fará” para que a companhia tenha futuro.
O líder do PSD/Açores revelou ainda que já foram feitos “esforços”, por parte dos social-democratas açorianos, junto dos deputados do PSD no Parlamento Europeu para que estes “ajudem a sensibilizar” a Comissão Europeia para a “importância da SATA” nos Açores.