Últimas notícias
O Parlamento aprovou a proposta do PSD de alteração ao Orçamento Suplementar para 2020 e que valoriza o papel das Forças Armadas no combate à pandemia. Trata-se da única iniciativa legislativa que presta homenagem e elogia a ação dos três ramos militares neste momento tão excecional.
“(…) Da gestão flexível que preside à gestão dos recursos, deverá o ministro da Defesa Nacional proceder às necessárias diligências envolvendo a adequada disponibilização dos recursos para garantir uma execução eficiente das capacidades prioritárias para fazer face a emergências sanitárias como é o caso do combate à pandemia da covid-19”, refere a proposta social-democrata, sobre as verbas destinadas ao apoio sanitário e apoio militar de emergência na Lei de Programação Militar (LPM).
“Durante o período do Estado de Emergência, observou-se uma utilização massiva dos recursos humanos e materiais das Forças Armadas, no apoio à população, através de diversas ações de desinfeção de lares e escolas por todo o país, do transporte de material sanitário, hospitalar e equipamento a utilizar no combate à pandemia, no transporte de doentes, na criação de centros de acolhimento ou na disponibilização de camas e alojamentos para responder às solicitações quer do SNS, quer da ANEPC quer ainda de diversos municípios. Este apoio serviu, e continua a servir todo o País”, sintetiza o grupo parlamentar do PSD, na exposição dos motivos da proposta de alteração levada à Assembleia da República.