EN 105: PSD pede intervenção do Governo para resolver conflito que prejudica a população de Alfena (Valongo)

22 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar en105 alfena segurancarodoviaria estradas

Os deputados do PSD eleitos pelo Porto apelam à intervenção do Governo para que seja ultrapassado o impasse em torno da competência para a realização de obras de reparação da Estrada Nacional 105, em Alfena, concelho de Valongo. Um conflito que, segundo o PSD, se arrasta “há demasiado tempo” e que prejudica a população local. 

Numa pergunta aos ministros das Infraestruturas e da Habitação, e da Administração Interna, esta segunda-feira, os deputados criticam o “jogo de empurra” de responsabilidades entre a Câmara de Valongo e a Infraestruturas de Portugal (IP). De um lado, a autarquia alega que cabe à empresa pública a “realização de reparações”; do outro, a IP considera que compete à autarquia a resolução dos problemas resultantes do “abatimento do pavimento ao coletor e das tampas” de saneamento básico e de abastecimento de água. 

Para o PSD, é inaceitável o “endosso permanente de responsabilidades, que prejudica em primeiro lugar a população ali residente, e que deixa prenunciar a ocorrência de acidentes rodoviários graves”.

“A população de Alfena vem contestando o facto, pois os aluimentos persistem e as intervenções pontuais – os ‘tapa buracos’ – disfarçam pontualmente o problema, mas não o resolvem”, alerta o PSD.

A EN 105 é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal, ligando Alfena a Guimarães, como alternativa à N14 que segue para Braga, passando pelos distritos de Porto e Braga. Na zona de Alfena, esta via está muito degradada, fruto do trânsito de veículos que evitam as portagens da A41, mas também da circulação de veículos pesados de mercadorias, de dia e de noite, sobrecarregando e danificando ainda mais o piso de uma via que não está preparada para este volume de carga.
 
O PSD pergunta: 

1. Será que não é possível um entendimento entre estas entidades?
2. Será que não é possível uma solução para o problema?