Últimas notícias
Os deputados do PSD, concretamente Adão Silva e Isabel Lopes, eleitos por Bragança, defendem a vacinação de todos os profissionais envolvidos nas Brigadas de Intervenção Rápida (BIR) que atuam nos lares de idosos deste distrito transmontano.
“Estes profissionais, que garantem uma intervenção eficaz, e que estão diretamente expostos, ainda não foram vacinados contra a covid-19”, informam os deputados.
Numa pergunta à ministra da Saúde e à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os deputados lembram que a “operacionalização das Brigadas de Intervenção Rápida deu-se através de um protocolo assinado entre o Instituto de Segurança Social e a Cruz Vermelha Portuguesa, com vista ao estabelecimento de uma rede nacional de Brigadas de Intervenção Rápida para fazer face à ocorrência de surtos de covid-19 nas Estrutura Residencial para Idosos e lares residenciais”.
Recorde-se que as equipas das BIR estão no terreno a prestar apoio necessário aos vários surtos de covid-19 que ocorreram em lares de idosos. A sua criação visa garantir uma resposta “pronta a intervir”, caso as instituições sociais fiquem com falta de pessoal no contexto de pandemia.
As brigadas integram enfermeiros, médicos, ajudantes familiares, auxiliares de serviços gerais, psicólogos e assistentes sociais.
O PSD pergunta:
1. É verdadeira a notícia de que todos os elementos da equipa da BIR não foram vacinados?
2. Em caso afirmativo para quando está prevista a vacinação?