Agricultura: PSD enaltece trabalho dos produtores que não baixaram os braços durante a pandemia

9 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

No debate de medidas de apoio ao setor agrícola, Germana Rocha deixou uma palavra de reconhecimento a todos os produtores que não baixaram os braços, não pararam e, mesmo em estado de emergência, continuaram a investir nas suas produções.

Apesar deste reconhecimento ser generalizado, a deputada lembrou que ele não resolve a demora na concretização dos apoios a este setor, bem como aos outros setores da economia que se dinamizam entre si e que continuam com graves problemas de liquidez que urge resolver.

Dirigindo-se às bancadas da esquerda, a deputada afirmou que não é com nove diplomas referentes a áreas muito distintas e complexas, que misturam apoios específicos e urgentes para os vários setores produtivos, que se resolvem os problemas do setor. “Esta ânsia de discutir tudo ao mesmo tempo revela falta de ponderação e até pouco respeito para com um setor tão importante como é o setor da Agricultura. Para o PSD, mais do que discutir se os preços devem ser fixados pelo Ministério da Agricultura, mais do que aumentar custos ambientais e económicos através da informação nas embalagens dos alimentos, é necessário criar respostas para a enorme incerteza futura, reforçando os instrumentos de gestão de crise dos mercados e o equilíbrio nas cadeias de abastecimento.”

Germana Rocha entende que precisamos duma Política Agrícola Comum (PAC) forte, recentrada e equilibrada no seio da Política Europeia, pois só com políticas públicas fortes e inteligentes será possível criar espaço para a Bolsa de Abastecimento de Proximidade. “O Governo tem a obrigação de defender uma PAC forte no Orçamento que aí vem, e potenciar todos os instrumentos disponíveis ao nível nacional e comunitário para gerir a crise neste pilar fundamental para Portugal e para os Portugueses”, defendeu.

https://youtu.be/q6-iWt3juBc