Orçamento Suplementar: Verba para o setor da saúde “é uma gota num oceano de necessidades”

17 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

Ricardo Baptista Leite alerta para as consequências da Covid-19 na área da Saúde, destacando a falta de verbas do Orçamento Suplementar para fazer face às necessidades.

De acordo com o Vice-Presidente da bancada do PSD, com a crise da Covid-19 foram canceladas e adiadas 1,4 milhões de consultas médicas e foram canceladas 51 mil cirurgias, incluindo 2500 cirurgias oncológicas. Contudo, refere o deputado, o Orçamento Suplementar apenas prevê 34 milhões de euros para a reposição da atividade assistencial que já tinha listas de espera, em muitos casos, superiores a um ano. “É uma gota num oceano de necessidades”, referiu, acrescentando que não se compreende a resistência do Governo em usar todo o sistema de saúde incluindo o setor privado e social. “Não é aceitável dizermos a um doente de cancro que não vai ter acesso aos cuidados de saúde que precisa já, porque o Governo não quer.”

Ricardo Baptista Leite manifestou-se ainda perplexo com a verba para investimento prevista no Programa de Estabilização: 700 mil euros. “Não é compreensível, quando sabemos que o dispositivo de saúde pública é aquilo que mantém a economia aberta, que é a nossa barreira para continuar a manter a economia a funcionar, que não se invista na saúde pública.”

https://www.youtube.com/watch?v=KjFYcxKJh3E