Meta de défice prevista pelo Governo já caiu

17 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

Na Sessão de Encerramento do debate do Orçamento Suplementar, Afonso Oliveira assinalou que a meta de défice prevista pelo governo para 2020 já mudou. “Ao longo do debate, o Ministro das Finanças deixou cair o défice para 2020. Nas respostas que deu, já se percebeu que a previsão do Governo de 6.3 de défice já caiu, já foi, já era.”

De seguida, o Vice-Presidente da bancada do PSD afirmou que os cenários macroeconómicos do Governo são “excessivamente otimistas” face às previsões das restantes instituições e que este Orçamento Suplementar comporta o risco da resposta se revelar limitada e insuficiente face à dimensão da crise provocada pela pandemia. “Um risco que pode provocar a falência de empresa, um crescimento galopante do desemprego, de aumento da pobreza e das desigualdades”, alertou o social-democrata, acrescentado que este é um risco que o governo tem a obrigação de combater.

A terminar, Afonso Oliveira colocou em evidência dois comportamentos distintos durante este período de pandemia. Enquanto o PSD, sob a liderança de Rui Rio, assumiu uma postura de responsabilidade e de não procurar criar mais problemas ao país, da parte do Governo assistimos à substituição do Ministro das Finanças que “resolveu abandonar o barco num dos momentos mais difíceis da nossa história coletiva.”

https://youtu.be/fSt4wHiTPe4