“Este é o momento de agir e não de esperar pelo milagre de Bruxelas”

19 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

Olga Silvestre entende que “este é o momento de agir e não de esperar pelo milagre de Bruxelas.” No debate de atualidade sobre “proteção, direitos e salários dos trabalhadores, no atual contexto económico e social”, a deputada recordou que, devido à pandemia, o desemprego aumentou exponencialmente e avizinham-se enormes desafios. Por isso, refere a parlamentar, “importa preparar o futuro e apostar num novo paradigma do trabalho, que passa pela criação de novas competências, por privilegiar uma aposta forte na formação profissional, promover a competitividade, a mão de obra qualificada e privilegiar a criação de empregos sustentáveis e de valor acrescentado.”

Contudo, destaca a deputada, “não existem nem trabalhadores, nem bons trabalhos se não existirem empresas sólidas e robustas que os possam pagar. “

Olga Silvestre sublinhou ainda que este novo paradigma do trabalho terá de passar sempre por uma cooperação entre os vários intervenientes e pela concertação social. Relevando a importância da concertação social, a deputada questionou aos comunistas se concordam que qualquer alteração legislativa em matéria laboral deve ser sempre avaliada e analisada em concertação social.

https://youtu.be/QZo4-hoQZMQ