Notícias relacionadas
Luís Montenegro acusa o Primeiro-Ministro de teimosia ao persistir numa lógica de “poder absoluto”, não dando resposta aos problemas reais do país, como acontece com o setor agrícola.
“Eu, hoje, quero dizer ao Governo: preencha o vazio em que se encontra a política de agricultura em Portugal. (…) O Primeiro-Ministro deve acordar para este tema, o Primeiro-Ministro tem de dizer qualquer coisa”, apelou.
Durante uma visita à 59.ª Feira Nacional de Agricultura - 69.ª Feira do Ribatejo, em Santarém, esta segunda-feira, Luís Montenegro sublinhou que os agricultores perderam “a confiança, a paciência, no Ministério da Agricultura”.
Para o Presidente do PSD, a “teimosia” de António Costa, ao não querer alterar “os enquadramentos” das políticas para o setor, “tem um preço”, já que está a deixar os agricultores “com mais dificuldades”.
Luís Montenegro referiu-se aos atrasos nas candidaturas no acesso dos agricultores a financiamento, dando o exemplo dos Açores, onde não chegou o plano de ajudas para mitigar o aumento dos custos de produção.
“Há efetivamente uma política agrícola em falha no Governo, há um vazio dentro do Governo na área da Agricultura que cumpre, de uma vez por todas, preencher, porque estamos a falar de muitas pessoas, do aproveitamento dos recursos naturais, de ocupar o território, de ser mais autossuficientes do ponto de vista alimentar, de haver uma conciliação entre a agricultura, a floresta, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade”, sintetizou.