Últimas notícias
Rui Rio, Presidente do PSD, foi distinguido com o prémio Lorca, Guerra da Cal, Blanco Amor. Na edição anterior, a primeira, o prémio Lorca, Guerra da Cal, Blanco Amor foi atribuído à autarca de Paris, Anne Hidalgo.
De acordo com Xosé Sánchez Bugallo, presidente da Câmara de Santiago de Compostela, a atribuição deste galardão visa reconhecer que Rui Rio, líder do PSD, teve “uma atitude muito responsável durante a pandemia de covid-19”, ao defender “o interesse de Portugal acima de qualquer interesse particular ou partidário”.
O prémio Lorca, Guerra da Cal, Blanco Amor – cuja designação junta os nomes de três grandes escritores espanhóis – escolhe as personalidades que mais se destacaram na vida pública na promoção dos valores do diálogo, da harmonia e da fraternidade.
Este ano, foram ainda contemplados Ángel Gabilondo (ex-ministro da Educação e ex-Reitor da Universidad Autónoma de Madrid), Antón Costas (presidente do Consello Económico e Social, economista) e Caetano Díaz (jornalista galego).
Rui Rio irá receber do Casino de Santiago, entidade que promove o prémio, uma escultura de Ramón Conde. O Presidente do PSD esteve impossibilitado de receber pessoalmente o prémio presencialmente, por se encontrar com covid-19.
No ano passado, a autarca de Paris, Anne Hidalgo, foi escolhida pelo trabalho que desenvolveu no acolhimento de imigrantes e refugiados.