Últimas notícias
“O tema do inverno demográfico foi diagnosticado desde cedo pelo Presidente do PSD”, afirmou hoje a vice-presidente do PSD, Inês Palma Ramalho, acrescentando que o Partido, para combater este problema, apresenta agora várias medidas para que se promova o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa.
Numa conferência de imprensa na sede do PSD, Inês Palma Ramalho desafiou ainda os outros partidos com assento parlamentar a aprovar estas medidas, que serão debatidas na Assembleia da República já na próxima quinta-feira.
“Apelamos ao PS para pensar no objetivo destas propostas e não apenas no seu poder absoluto”, desafiou a vice-presidente.
Coube a Clara Marques Mendes, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, elencar as várias propostas do PSD, destacando não só a importância de se promover a autonomia dos idosos como a necessidade de se alterar o Estatuto do Cuidador Informal, reforçando-o, através da “eliminação de várias barreiras”.
O PSD quer:
1. Garantir as respostas sociais e a sustentabilidade financeira das instituições do sector social e solidário
2. Reforçar o serviço de apoio domiciliário
3. Alargar o número de vagas comparticipadas nas respostas sociais dirigidas aos idosos e estender ao setor privado essa comparticipação quando a rede pública/social não consegue dar resposta
4. Alterar o Estatuto do Cuidador Informal
5. Criar a Comissão Especializada Permanente Interdisciplinar para as Pessoas Idosas do Conselho Económico Social e alteração das competências e composição da Rede Social
Conheça aqui o documento.