Últimas notícias
O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida ao Ministro da Defesa Nacional em que questiona o Governo sobre as ações das Forças Armadas em lares.
No documento, o PSD recorda que, de acordo com um “comunicado do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), as Forças Armadas realizaram já ações de sensibilização sobre as medidas preventivas da propagação da covid-19, em 917 lares de idosos do país, abrangendo cerca de 12 093 funcionários. Ainda de acordo com o comunicado do CEMGFA, essas ações foram asseguradas por 121 equipas do Exército, cinco da Marinha e quatro da Força Aérea e este apoio ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem por objetivo alcançar mais de 2700 lares de idosos em todo o país”.
A 24 de setembro, o GPPSD apresentou um projeto de resolução em que recomendou ao Governo que as “Forças Armadas pudessem desempenhar um papel ainda mais importante na contenção da pandemia da covid-19, sobretudo no apoio aos cidadãos que se encontram em situações de maior risco e vulnerabilidade” e que “fossem um elemento central no planeamento e operacionalização das ações a adotar nesta nova fase de combate à pandemia, nomeadamente naquelas que fossem decididas para apoiar todos os lares de idosos do nosso país”.
O PSD questiona:
1. Que critérios têm sido utilizados para definir quais os lares abrangidos pelas ações de sensibilização sobre as medidas preventivas da propagação da covid-19?
2. Quais os lares que virão a ser abrangidos ainda por estas ações levadas a cabo pelas Forças Armadas?
3. Está o Governo a prever alargar estas ações a todos os lares de idosos do país?