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O PSD apresentou um Projeto de Resolução que visa a recuperação urgente das aprendizagens dos alunos através de uma avaliação rigorosa do impacto da pandemia, “assegurando os recursos necessários para que nenhum aluno seja deixado para trás”.
Depois de já ter confrontado o Ministro, de ter promovido um Seminário na Comissão de Educação e de ter organizado uma Conferência no Parlamento sobre o tema da recuperação das aprendizagens, o PSD vem agora apresentar uma iniciativa com vista à realização dos estudos e dos diagnósticos indispensáveis a uma avaliação rigorosa, detalhada e quantificada da perda de aprendizagens.
Numa conferência de imprensa no Parlamento para a apresentação da iniciativa, Luís Leite Ramos frisou que o Governo “tem falhado sistematicamente” no setor da educação, recordando o Vice-Presidente da bancada do PSD as falhas na disponibilização de meios informáticos, na formação dos professores e na avaliação dos impactos da pandemia.
O deputado recordou que existe uma avaliação ao impacto da pandemia no setor da educação, mas adiantou que este documento foi elaborado antes do segundo confinamento, e que por isso está incompleto e é pouco fiável.
Sublinhando que não é possível fazer um plano eficaz sem se saber quais as aprendizagens que foram perdidas, Luís Leite Ramos alertou que “Portugal foi um dos poucos países em que nada foi feito para recuperar as aprendizagens”.
Face a este cenário, o PSD propõe:
• Promover a realização dos estudos e dos diagnósticos indispensáveis a uma avaliação rigorosa, detalhada e quantificada;
• Otimizar e reforçar os recursos humanos atribuídos ao 1.º ciclo do ensino básico;
• Direcionar as Atividades de Enriquecimento Curricular no primeiro ciclo para a recuperação de aprendizagens através de atividades lúdico-pedagógicas;
• Implementar um Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens de médio prazo (3 a 5 anos);
• Mandatar IAVE para criar e implementar um Sistema de Monitorização e de Avaliação da Recuperação das Aprendizagens;
• Dotar as escolas dos recursos necessários para implementar os seus Planos de Recuperação das Aprendizagens;
• Implementar um Plano de Formação de Professores na área das didáticas;
• Concretizar um Programa Nacional de Envolvimento das Comunidades Locais;
• Publicação de despacho de organização do ano letivo que reforce ainda mais autonomia das escolas.