Últimas notícias
Maria da Graça Carvalho, eurodeputada eleita pelo PSD, exorta a União Europeia a colocar na prioridade da “agenda política” o combate às doenças cardiovasculares. A deputada lembra que 36% dos óbitos na Europa têm como causa doenças do sistema cardiovascular (com quase 13 milhões de novos casos a registarem-se todos os anos no continente).
Nesse sentido, a eurodeputada, que é coordenadora do CEN para o Ensino Superior, Cultura e Ciência apela ao reforço de verbas dedicadas à investigação, “desde a fundamental à fase clínica”, no âmbito do próximo programa-quadro Horizonte Europa.
Para Maria da Graça Carvalho, é ainda urgente melhorar a articulação, “tanto a nível europeu como entre os Estados-membros”, entre os diferentes programas dedicados ao estudo e combate destas doenças, incluindo o novo programa EU4Health, da Comissão Europeia. “Uma plataforma à escala europeia para a coordenação e a troca de informação e dados seguramente melhoraria a eficácia dos esforços globais já em curso”, disse.
Estas propostas foram também desenvolvidas durante o lançamento do MEP Heart Group, um grupo formal de eurodeputados empenhados no combate às doenças cardiovasculares, liderado por Maria da Graça Carvalho e pelo italiano Brando Benifei. Na reunião foi apresentada a iniciativa: “Fighting cardiovascular disease – a blueprint por EU action”, promovida pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ECS), a European Heart Network e o MEP Heart Group. No encontro, marcou também presença a comissária europeia com o pelouro da Saúde, Stella Kyriakides, que ouviu vários dos intervenientes recordarem que os investimentos comunitários no combate a estas doenças estão ainda longe de serem proporcionais ao grande impacto que as mesmas têm nas vidas dos cidadãos europeus.