Educação: “as vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão”

26 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD entende que “é urgente definir o modelo de funcionamento do próximo ano letivo”. Com o próximo ano envolto numa grande incerteza e com o Orçamento Suplementar a ignorar os impactos graves em termos sociais criados pela pandemia, Isabel Lopes afirma que o Governo deve criar medidas musculadas de apoio aos alunos, mas também às Instituições de Ensino Superior que precisam de um reforço financeiro de forma a garantir a sua sobrevivência.
De seguida, a parlamentar referiu que o PSD defende que o Governo deve criar um Programa de adaptação Tecnológica que contemple investimentos em tecnologias de suporte, produção de conteúdos, formação de Professores bem como o reforço das infraestruturas e a aquisição de dispositivos móveis e respetivo acesso à internet para estudantes carenciados que frequentam o ensino superior. “As vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão, por isso para além do reforço das verbas da ação social escolar, o PSD preconiza um Programa de bolsas sociais, que evitem o abandono escolar”, anunciou a parlamentar.
Isabel Lopes sublinhou ainda que o Governo não pode continuar a fingir que está tudo bem e que não há problemas, pois daqui a algumas semanas pode ser tarde demais.

https://www.youtube.com/watch?v=LYvUkYwarWU