Últimas notícias
O grupo parlamentar do PSD entregou esta terça-feira, 18 de agosto, um requerimento para que as ministras da Segurança Social e da Saúde sejam ouvidas no Parlamento. Em causa está a situação nos lares, que, para o PSD, “é particularmente preocupante”. O PSD quer, através da Assembleia da República, apurar “a atuação dos respetivos Ministérios no que respeita aos estabelecimentos destinados aos cidadãos mais idosos”.
“A incapacidade que o Governo tem revelado em prevenir e combater a recorrente ocorrência de surtos em lares é gravíssima e ficou patente, uma vez mais, numa recente entrevista prestada pela ministra do Trabalho e Segurança Social ao semanário’ Expresso’”, refere o PSD.
Os deputados social-democratas insistem que “a desresponsabilização e a desvalorização das gravíssimas ocorrências que culminaram na morte de 18 pessoas num lar de Reguengos de Monsaraz é politicamente incompreensível e humanamente inaceitável”.
“É, pois, essencial e urgente esclarecer cabalmente a atuação dos Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, nas respetivas áreas de atuação, relativamente aos lares de idosos, bem como dar a conhecer as medidas e ações para este sector, quer a nível de recursos humanos, especialmente em termos de pessoal clínico, quer de financiamento e regras de conduta, neste último caso particularmente em termos de planos de contingência, com vista a minimizar ou evitar o aparecimento de novos surtos de Covid-19 nas referidas instituições”, sublinham os deputados.
A par do requerimento para que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a ministra da Saúde sejam ouvidas no Parlamento, o PSD quer conhecer todos os relatórios sobre a situação do lar de Reguengos de Monsaraz. O grupo parlamentar social-democrata solicitou que as comissões parlamentares diligenciassem este pedido junto do Governo e da Ordem dos Médicos, para que os relatórios sejam divulgados e toda a verdade seja apurada.